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Seus territórios de vendas estão sendo bem explorados? Descubra agora

Por Brunno Barbosa em 3 de Junho de 2016

Inteligência Geográfica no Computador

Por vezes, o diretor comercial do atacado distribuidor pode ter uma falsa sensação de que está explorando adequadamente os territórios de vendas definidos, mas na verdade ainda existem boas oportunidades que o time de vendas não detectou por alguma razão.

Você já parou para se perguntar se a divisão atual dos territórios é sustentável? Se poderia fazer outro desenho para trazer mais equilíbrio à força de vendas, reduzindo custos? Se está explorando todo o potencial das regiões?

Além das constantes modificações no mercado (empresas chegando e outras encerrando suas atividades), quanto maior é a operação do distribuidor, mais difícil fica controlar a performance do time de vendas dentro das regiões atendidas. Quando se chega a esse ponto é preciso contar com os benefícios da inteligência geográfica, que traz informações em tempo real e que ajuda a monitorar novas oportunidades que surgem.

Com a tecnologia certa, as oportunidades que existem em territórios que sua empresa já atua podem ser facilmente identificadas e exploradas adequadamente. No mapa digital é possível entender a situação de cada região delimitada, destacando os clientes ativos, inativos e potenciais na busca pela melhoria da ativação de clientes.

As informações relevantes sobre o potencial de mercado ficam disponíveis na tela do sistema de inteligência geográfica para que o diretor comercial possa redimensionar e simular novos territórios de vendas para, assim, descobrir como positivar novos clientes. Os critérios para definir o que é um potencial cliente podem ser: código de atividade, faturamento ou número de funcionários, por exemplo.

Veja como a informação se apresenta:

Clientes em potencial para meu atacado distribuidor

Tela de clientes atendidos e potenciais clientes que existem em determinada região.
Fonte: PC Sistemas

Imagine levantar esses dados manualmente, fazendo pesquisas e alimentando planilhas estáticas? Uma tarefa que consumiria muitos dias de trabalho e, quando finalmente estivesse pronta, já estaria desatualizada. Não é mesmo?

Os benefícios da inteligência geográfica também impactam na performance do time de vendas, afinal, com a solução também é possível acompanhar o desempenho da equipe em campo e otimizar a agenda e as rotas realizadas durante a semana de trabalho.

Ao entender a movimentação dos vendedores é possível identificar pontos de melhoria e ainda realizar as visitas de forma mais compactada, sem grandes deslocamentos, o que reduz o custo operacional e eleva a performance. Se um vendedor otimizar sua agenda agrupando as visitas dos clientes mais próximos, talvez ele consiga fazer uma visita a mais por dia, certo? Imagine cada vendedor fazendo uma visita a mais por dia e se deslocando menos. Ao fim do período, o resultado em vendas será muito melhor e não haverá necessidade de investir em novos recursos.

No sistema, é possível visualizar a movimentação da equipe da seguinte maneira:

Performance Time de Vendas no Atacado Distribuidor

Tela de acompanhamento da equipe em campo e de locais de visita por dia da semana.
Fonte: PC Sistemas

Os vendedores também podem ter suas regiões de atuação reavaliadas para conquistar melhores resultados. Por exemplo: avaliando os potenciais clientes de uma determinada localidade, você identifica que um único profissional não terá condições de cobri-la satisfatoriamente. Olhando a região vizinha, percebe que não tem tantas oportunidades assim, e pode repensar a divisão do território para que os dois profissionais sejam bem aproveitados e tenham as mesmas oportunidades de bater a meta.

Para os distribuidores que já contam com o sistema de gestão especialista no segmento, vale destacar que a solução de inteligência geográfica tem integração nativa com o WinThor, da PC Sistemas. Com isso, a ferramenta agrega informações das empresas que já são clientes, melhorando sua capacidade de análise territorial.

Aumentar a participação de mercado e, consequentemente, seu faturamento em cada território, redimensionando as áreas e direcionando adequadamente os recursos que você já tem hoje, está em suas mãos. Pense nisso! 

Melhore seu planejamento de vendas atual e aumente a positivação de clientes

 

 

Categorias: Inteligência de Negócio, Distribuição

Brunno Barbosa - PC Sistemas
Postado por Brunno Barbosa

Gestor de Oferta - Inteligência de Negócio

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