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A Jornada da Inteligência de Negócios: como obter o máximo dos dados do seu atacado distribuidor

Por Brunno Barbosa em 21 de Dezembro de 2017

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Muito já falamos sobre a Inteligência de Negócios, mas você sabe como, de fato, implantar essa solução de negócios no seu atacado distribuidor para ter o máximo da ferramenta? 

Uma empresa que sabe aproveitar o melhor da Inteligência de Negócios utiliza com mais efetividade seus recursos e diminui os custos, além de identificar oportunidades mais rapidamente, trazendo a possibilidade da sua companhia estar sempre um passo à frente da concorrência. 

Para atingir esse patamar de produtividade, é necessário aplicar a Jornada da Inteligência de Negócios. Essa jornada é o caminho que se percorre a partir do momento que a empresa implementa uma ferramenta de Inteligência de Negócios. A ferramenta será utilizada em sua totalidade de funcionalidade e você aproveitará a infinidade de possibilidades que a ferramenta oferece. 

A Jornada da Inteligência de Negócios passa por 5 etapas.

1)       Redução esforços e erros manuais na gestão

O primeiro ganho que se tem é a diminuição de atividades manuais. Com a produção de relatórios e análise de uma grande massa de dados de maneira automatizada, é possível ganhar agilidade em processos anteriormente morosos, além de simplificar reuniões e compartilhar informações operacionais com maior índice de assertividade. Além disso, colaboradores que antes ficavam horas produzindo relatórios tem mais tempo para realizar atividades que agreguem diferenciais à empresa.

2)       Visão da saúde do negócio

Visibilidade total da performance da empresa. Essa questão é ponto chave para que os gestores tenham em mãos todos os dados da operação de forma intuitiva, seja como está o centro de distribuição, até faturamento ou custos operacionais. Com uma ferramenta de Inteligência de Negócios, os números são mais confiáveis e os relatórios são emitidos mais rapidamente, visto que o a produção dessas informações não necessita de interferência manual. Utilizando a solução, é possível definir política de indicadores, identificar pontos de atenção mais rapidamente e, até, personalizar dashboards para que se adequem completamente às necessidades da sua empresa.

3)       Prática constante da Inteligência Analítica

Uma das maiores vantagens da Inteligência de negócio é se antecipar a situações críticas. Já pensou, por exemplo, em receber alertas automáticos antes que um grande erro ocorra no seu atacado distribuidor? É aqui que entra a Inteligência Analítica. Através de análise pré-definida de dados via Inteligência Computacional e Mobilidade, alertas automáticos são gerados, proporcionando ter ciência de acontecimentos iminentes e que podem ser resolvidos antes mesmo de acontecerem. Mas o maior ganho é compreender o motivo dos resultados e ser ágil em tomar e implantar decisões. Os dashboards gerados permitem detalhar e interagir com os dados, além de compilar inúmeras variáveis, tornando a análise mais rápida e multidimensional. Aqui você eleva o nível de maturidade da empresa e toma decisões mais rapidamente, o que pode mudar o rumo do seu negócio.

4)       Excelência na Experiência Operacional

Promover a autogestão dos seus colaboradores traz benefícios como: a sensação de valorização dos colaboradores por terem liberdade de administrar o próprio tempo, discutir prazos de entrega, sugerir projetos e ideias e identificar pontos de melhorias para resolvê-los; desenvolver o senso de dono e liderança em todos os profissionais e a melhoria da relação entre pessoas de diversos cargos. Uma ferramenta de Inteligência de Negócios permite todos saibam como a empresa está perfomando de maneira intuitiva, quais os temas precisam de mais atenção, além dos resultados esperados de cada ação. Assim, não só os colaboradores têm ciência do que a empresa mais precisa, mas os gestores podem desenvolver estratégias de aumento da produtividade.

            5)       Atingimento da Análise Competitiva

Esta é a etapa final. Depois de toda a implementação da Inteligência de Negócios na sua empresa, com a ajuda da gestão e dos colaboradores, você obtém o máximo da ferramenta. Sua empresa passa a não mais acompanhar o mercado, mas a estar adiante de todos os concorrentes. A análise de dados deixa de ser uma atividade rotineira e demorada para uma atividade automática e mais certeira. Assim, você consegue entender detalhes da atuação dos concorrentes no setor atacadista distribuidor, além de perceber previamente variáveis externas que podem afetar seu negócio e prevenir resultados negativos da sua operação.

 Para saber mais, entre em contato conosco e entenda como implementar a Inteligência de Negócios e tornar a Jornada mais rápida.

Categorias: Inteligência de Negócio, atacado distribuidor, BI, Business Intelligence

Brunno Barbosa - PC Sistemas
Postado por Brunno Barbosa

Gestor de Oferta - Inteligência de Negócio

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