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3 formas da inteligência geográfica melhorar o atendimento ao cliente

Por Brunno Barbosa em 25 de Novembro de 2016

Inteligência Geográfica e Atendimento ao cliente

Os distribuidores são considerados o “braço direito” das empresas varejistas. Sem eles, os inúmeros pontos de venda espalhados por todo o Brasil não seriam abastecidos, e a população e o mercado em geral sofreriam bastante com isso. Portanto, os distribuidores não devem ser vistos apenas como empresas que vendem para o mercado do varejo, que prestam um serviço, mas como um parceiro dele.

E para serem bons parceiros os distribuidores precisam realizar um bom atendimento, tanto na hora da visita dos vendedores, como no momento da entrega dos pedidos. Caso contrário, eles não serão parceiros dos varejistas, nem tampouco estarão cumprindo o seu papel no mercado. É por isso que o bom atendimento não é considerado um diferencial, mas algo obrigatório de ser feito no segmento atacadista distribuidor. 

E uma das formas de melhorar o atendimento ao cliente é utilizando a inteligência geográficaA seguir, mostraremos de que formas essa tecnologia pode ajudar o distribuidor a melhorar o seu atendimento. Confira:

1. Ajudando a melhorar o relacionamento com a base de clientes

Cuidar dos clientes atuais é mais barato do que investir na atração de novos. Isto é um fato. Mas no setor da distribuição é comum as empresas se preocuparem com a aquisição de novos clientes do que com o seu relacionamento com os atuais. E se um cliente não é fidelizado, a empresa acaba perdendo todo o investimento aplicado no relacionamento com ele. 

A inteligência geográfica auxilia na identificação de áreas de atuação onde os clientes da base não estão positivados, para que o gestor veja se algum problema está acontecendo na hora da visita dos vendedores. Assim, ele poderá orientar as equipes e tomar medidas para evitar que o problema ocorra novamente, para que os clientes sejam fidelizados e a empresa consiga melhores resultados. 

2. Permitindo conhecer melhor o mercado potencial

Se o distribuidor atua em uma região e já vende para um determinado número de empresas, ele precisa conhecer a outra quantidade que ainda não é cliente, e que tem potencial para se tornar. Muitas vezes, os vendedores não abordam clientes em regiões que atuam simplesmente porque não passam por uma determinada rua, ou acham que algumas empresas já são clientes, o que os faz perder chances de fazer novos negócios. 

É por isso que os gestores devem saber se o mercado está sendo bem explorado ou não. A inteligência geográfica ajuda nesta questão, auxiliando no entendimento do mercado potencial e também na divisão do território para a região ser bem explorada. Assim, a equipe de vendas poderá conhecer os potenciais clientes que ela deixou de atender numa região e aumentar a base de clientes da atacadista distribuidora. 

3. Auxiliando no planejamento da operação de vendas

Em muitas empresas, os vendedores não exploram melhor uma região e não atendem aos clientes de forma mais eficaz simplesmente porque a operação de vendas não é planejada. A inteligência geográfica auxilia nesse planejamento de venda, ao permitir que os gestores entendam os pontos de melhoria quanto à cobertura dos territórios, aproveitando os territórios da melhor maneira possível e ainda diminuindo os custos operacionais.

É importante lembrarmos que todo o processo de planejamento deve ser revisado constantemente. Afinal, mudanças no território sempre acontecem. E a inteligência geográfica também ajuda nessa revisão, tornando-a muito mais rápida e eficaz.

Viu só de quantas formas diferentes a inteligência geográfica consegue melhorar o atendimento ao cliente? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre ela, aproveite para escrevê-la nos comentários. Adoraríamos ajudá-lo!

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Categorias: Inteligência de Negócio, Distribuição

Brunno Barbosa - PC Sistemas
Postado por Brunno Barbosa

Gestor de Oferta - Inteligência de Negócio

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